Deus fala através de sonhos e visões. (Jó 33:14-18)
1 - Jacó: Jacó teve um sonho com uma escada que ia até o céu e anjos subiam e desciam por ela, e Deus estava no topo. E no sonho o Senhor fez a Jacó promessas. (Gênesis 28:11-16)
2 - José: José sonhou que os molhos de seus irmãos curvavam-se diante do seu. E também sonhou que o sol, a lua e onze estrelas inclinavam-se diante dele, significando que a sua família iria se prostrar diante dele.
Os seus não quiseram aceitar esse sonho. Mas Deus cumpriu tudo quanto havia avisado a José em sonhos que realizaria na sua vida no futuro.
José tornou-se governador do Egito, e na época da fome, seus irmãos prostraram-se diante dele. (Gênesis 37:6-11) (Gênesis 42:6,9)
3 - Eunucos de Faraó: Quando José estava na prisão, um copeiro e um padeiro de Faraó foram presos, e ambos tiveram sonhos e estavam tristes por não saber o significado. José foi usado por Deus para interpretar.
O copeiro sonhou que espremia uvas que saíam de uma vide de 3 brotos, na taça de Faraó. E o significado foi que dentro de 3 dias ele voltaria a ser o copeiro de Faraó.
O padeiro sonhou que tinha 3 cestos sobre a cabeça, e haviam pães. E as aves comiam do cesto. E o significado foi que dentro de 3 dias ele iria ser morto e as aves comeriam sua carne.
E assim sucedeu, porque passados 3 dias, era o aniversário de Faraó, o qual fez conforme a tudo o que foi revelado por meio de sonhos sobre o futuro dos eunucos de Faraó. (Gênesis 40:7-13,16-20)
4 - Faraó: Faraó teve um sonho em que 7 vacas gordas pastavam, depois 7 vacas magras vieram e comeram as vacas gordas, porém continuaram magras e feias.
Depois sonhou que 7 espigas cheias eram devoradas por 7 espigas secas.
E ninguém soube interpretar estes sonhos. José foi chamado por Faraó e foi usado por Deus para interpretar.
O sonho significava que haveria 7 anos de fartura no Egito e depois 7 anos de fome.
Os dois sonhos eram na verdade um só, que foi repetido 2 vezes, pois Deus iria fazer isso acontecer logo. E assim aconteceu, Deus cumpriu mais uma vez o que revelou por meio de sonho que faria acontecer no futuro, dando tempo para eles se prepararem para o tempo da escassez. (Gênesis 41:17-32)
5 - Midianitas: Quando Gideão foi chamado por Deus para livrar Israel das mãos dos midianitas, o Senhor disse pra ele descer ao arraial com seu moço Purá para ouvirem o que eles diziam e ele fosse fortalecido, pois ele ainda temia enfrentá-los somente com 300 homens.
Quando chegaram lá ouviram um homem contar a outro um sonho em que viu um pão de cevada torrado rodando pelo arraial dos midianitas e chegando na tenda do comandante a derrubou e ficou caída. E o outro disse que isso significava que Deus tinha entregado eles nas mãos de Gideão. (Juízes 7:13,14). Com este sonho Deus fortaleceu Gideão, pois deu confirmação de vitória para ele.
6 - Salomão: Em Gibeão Deus apareceu a Salomão em sonho e disse pra ele pedir o que quisesse, e Salomão pediu sabedoria para reinar, e o Senhor disse que concederia o que ele pediu e ainda daria além. E quando Salomão acordou do sonho, ofereceu sacrifícios ao Senhor. (I Reis 3:5-15)
Deus apareceu a Salomão em sonho, e lhe abençoou.
7 - Nabucodonosor: Nabucodonosor teve um sonho, porém esqueceu, e ele queria que os caldeus o fizessem saber o sonho e dessem a interpretação senão os mataria.
Daniel soube disso, avisou aos seus amigos e foi orar pedindo a Deus misericórdia, e o Senhor o fez saber o sonho e a interpretação e este contou ao rei.
O sonho de Nabucodonosor era de uma estátua com cabeça de ouro, peito e braços de prata, ventre e coxas de cobre, pernas de ferro, pés em parte de ferro e parte de barro.
Então uma pedra feriu a estátua e a esmiuçou, e a pedra se tornou um monte que encheu toda a terra.
A estátua significava reinos, a cabeça de ouro era o reino de Nabucodonosor e as outras partes os outros reinos que viriam depois dele, mas a pedra que cortava a estátua e virava monte era o último reino que acabaria com todos os outros e duraria para sempre, o Reino dos céus. (Daniel 2:3-5,24-45)
Deus mostrou a Nabucodonosor o que aconteceria no futuro, pois o rei estava pensativo a respeito disso.
Depois Nabucodonosor teve outro sonho em que viu uma árvore que chegava até o céu, bonita, com muito fruto, as aves aninhavam nela e os animais do campo ficavam debaixo da sua sombra.
Então um anjo desceu e disse para que essa árvore fosse cortada, mas seria permitido ficar o tronco com as raízes, e seria molhado do orvalho e sua porção seria com os animais. Seu coração seria coração de animal durante 7 tempos.
Ninguém sabia interpretar este sonho, Daniel foi chamado novamente e usado pelo Senhor deu a interpretação.
Significava que Nabucodonosor era aquela árvore, que seria cortada. Ele iria morar com os animais do campo e comer erva como os bois durante 7 tempos, até que ele reconhecesse que Deus reina.
E isso aconteceu depois de 1 ano, Deus cumpriu mais uma vez o que disse que faria no futuro a Nabucodonosor através de seu sonho. (Daniel 4:5-26)
8 - José, marido de Maria: Quando José era noivo de Maria e soube que ela estava grávida, pensou em deixá-la para não infamá-la.
Mas em sonho, um anjo do Senhor disse a ele que ele não deveria temer tomar Maria por mulher, porque o que nela estava gerado era do Espírito Santo.
E quando ele acordou, fez conforme foi instruído pelo Senhor através do sonho. (Mateus 1:18-24)
José também foi avisado em sonho para fugir para a terra do Egito e ficar lá até ser avisado, pois Herodes queria matar Jesus. E José deu ouvidos ao aviso e fugiu para o Egito. (Mateus 2:13,14)
Quando Herodes morreu, José foi avisado em sonho novamente para voltar para Israel, porque Herodes já havia morrido. E José mais uma vez deu ouvidos à instrução do Senhor. (Mateus 2:19-21)
Quando José estava receoso de ir para a Judeia, porque o filho de Herodes reinava lá, ele foi avisado em sonho, para ir para as regiões da Galileia. E assim José fez habitando em Nazaré, cumprindo a profecia de que Jesus seria chamado Nazareno. (Mateus 2:22,23)
9 - Magos: Herodes, o rei de Jerusalém da época do nascimento de Jesus, havia dito para os magos avisarem a ele onde estava o menino Jesus quando o encontrassem, para que Herodes pudesse adorá-lo também, porém ele queria na verdade era matá-lo.
Quando os magos encontraram Jesus, eles foram avisados logo depois, em sonhos para não voltarem para Herodes, mas partirem por outro caminho. (Mateus 2:12)
Conclusão:
Deus usa sonhos para falar com o homem.
Como Deus fala por sonhos? Como saber quando um sonho é de Deus?
Geralmente os sonhos de Deus são sonhos significativos.
Há muitos símbolos, e figuras, e muitas vezes até é dito período de tempo.
Devemos sempre anotar os sonhos que considerarmos significativos.
A interpretação vêm de Deus, por isso quando não compreendermos devemos pedir ao Senhor que dê o significado.
Se esquecermos do sonho que julgamos ser importante, devemos pedir ao Senhor para nos fazer lembrar.
- Deus pode conceder bençãos por meio de sonhos.
- Deus mesmo ou um anjo, pode aparecer pra nós no sonho.
- O Senhor pode revelar o que acontecerá no futuro, conosco ou com alguém.
- Deus pode guiar o que devemos fazer.
- Deus pode confirmar uma vitória.
- O Senhor pode avisar de um perigo e dar direção e escape.
Estudo: Como Deus fala por sonhos? (Em vídeo)
Gostou do estudo? Curte, comente, compartilhe com outros!

Comentários
Postar um comentário